A nota de 200 reais vai ajudar ou atrapalhar ?

Nos últimos dias a notícia que se espalhou pelo Brasil é a novidade da nota de 200 reais , ela que esta programada para entrar em circulação no mês de agosto de 2020 gerou um pouco de curiosidade e estranhamento estre os brasileiros.

Afinal , por que essa nota foi criada? e para qual objetivo ela vai servir para o povo ? visto que a maioria dos comerciantes e empresas sofrem com a falta de troco para seus cliente mesmo com o atual modelo ( sem nota de R$200 )

Por que a nota de 200 reais foi criada ?

Como todo mundo ( literalmente ) esta enfrentando a pandemia, a população em geral fica um pouco apreensiva e com medo do que pode acontecer no dia seguinte . Por esse motivo as pessoas procuram ter uma reserva de garantia para que se algo saia do controle ela e sua família esteja segura .

E esta reserva para muitas pessoas é guardar o próprio dinheiro em espécie dentro de suas residencias para quando for necessário fazer o uso do mesmo.

Veja também : Como iniciar na profissão de manicure

Porém essa medida não é a mais indicada a se fazer , pois a maioria das instituições financeiras do brasil contam com um seguro (FGC) que garante até 250 mil reais à salvo, mesmo que ocorra algo inesperado .

Além disso , quanto mais dinheiro “sai” mais dinheiro precisa ser impresso para manter o equilíbrio dentro do território nacional, o que acaba se tornando um custo desnecessário.

Qual objetivo da nota

O principal objetivo da nova cédula é garantir a demanda para a grande oferta de notas que o país esta ” pedindo” no momento , mas então por que não se imprimi mais nota de 100 reais e pronto ? A grande questão é : Se podem imprimir 1 nota pela metade do valor que imprimiria 2 notas, porque não fazer assim?

nota de 200 reais

Sem tirar o fato que a nota de 200 reais já estava nos planos do Banco Central a um tempo e será implementada somente agora para circulação.

‘Mascote da nova nota de 200 reais’

A famosa e popular garoupa deixará o seu trono para o lobo guará , ele que foi escolhido por votação lá em 2001 será finalmente estampado em uma nota de real . Fora o lobo guará outros dois também foram escolhidos em 2001 e já estão bem familiarizados com o povo brasileiro, são eles : Tartaruga ( 2 reais ) e o mico leão dourado ( 20 reais ).

Boa ou má decisão?

De antemão a decisão parece ser desagradável pelo fato dos comércios (incluindo manicures) terem muita dificuldade em conseguir trocar o seu dinheiro com cédulas de 100 e até de 50 reais . E de primeira impressão ficará muito mais dificil encarar essa nota para trocos em geral .

Porém iremos saber se a decisão de fato é boa com o tempo , pois acredito que em um espaço pequeno de tempo alguns brasileiros já estarão ostentando os seus ” lobos guarás” pelo Brasil e deixaram seus “peixinhos” em segundo plano.

Comente o que você achou :)